Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 14 de junho de 2011

RELATÓRIO DO VOLUNTARIADO NA HORA DO ALMOÇO

Abrantes, 2 de Junho de 2011

APEE

Relatório

Do voluntariado no refeitório da Escola Dr. Manuel Fernandes.



Exmo. Sr. Director Alcino Hermínio, começámos este projecto no dia dois de Maio de 2011, estamos a enviar este relatório agora porque por motivos pessoais e profissionais vamos ficar com menos voluntários.

Demos continuidade ao inquérito que os colegas da anterior associação tinham iniciado. Tentamos saber até que ponto a comida era do agrado dos alunos e concluímos que é muito difícil agradar a todos, isto porque para uns a comida tem sal, para outros a comida não tem sal, uns gostam mais de arroz, outros adoram massa, quando é carne é bom, quando é peixe nem por isso, sopa tem dias, uns queixam-se que quando vão almoçar mais tarde a comida já está ligeiramente fria, salada e fruta é complicado eles comerem, gostavam de comer mais vezes batata frita e piza, no fundo o que todos gostam é da comida da mãe.

Fomos recolhendo os pacotes dos talheres aos alunos, para que não os rebentassem, informando-os que era mais fácil fazer a reciclagem antes de levarem os tabuleiros às senhoras da cozinha, deparámo-nos algumas vezes com tabuleiros intactos, sem terem tocado sequer nos talheres, com muita pena nossa nunca conseguimos ver quem eram os alunos que o deixavam, as funcionárias do refeitório são pessoas muito atentas e como os conhecem muito bem, tem a sensibilidade para os fazer levar no caso de alguns a sopa, outros a fruta ou o segundo. Para a maioria a comida é boa, e como puderam constatar os voluntários que lá almoçaram, na opinião deles também, a comida é boa. Alguns alunos queixavam-se que queriam repetir mas que não os deixavam, ao conversarmos com as senhoras do refeitório e após verificarmos os tabuleiros de muitos que queriam repetir, observámos que muitos não levavam o tabuleiro completo, ou seja queriam repetir mas não queriam comer, por exemplo a sopa, ao questioná-los, respondiam que até gostavam da sopa mas não lhes apetecia, e como presenciei as senhoras a oferecerem mais comida, leva-nos a pensar que alguns o comentavam mas por malícia.

Gostaria de salientar que durante todo o período que durou este projecto, o grupo de alunos do PIEF, quando se dirigiam para o refeitório nunca causaram distúrbios na hora do almoço, chegam juntos, sentam-se na mesma mesa, nunca nos faltaram ao respeito e como a maioria dos alunos, já recolhiam os pacotes entre si e entregavam-nos em mão.

Na fila de almoço, alguns alunos tentam sempre passar á frente dos mais novos, quando não estamos a ver, quando passam um ou dois, eles acabam por não se importar mas quando á turmas que passam seis ou oito de uma vez, é obra, a situação mais pertinente aconteceu na minha presença, mas foi resolvido de imediato chamando-os á razão, e mostrando que eles já eram adultos e não umas crianças para estarem a ter aquele tipo de atitude, inclusive chegaram a sugerir um sistema de senhas para a hora do almoço.

Para nós voluntários foi uma experiência gratificante, queremos agradecer a disponibilidade dada a este projecto, pelo Sr. Director Alcino e a professora Cláudia Nascimento, o nosso muito obrigado a todos os funcionários que nos ajudaram, desde os senhores da portaria, às senhoras do PBX, e claro as senhoras do refeitório.

Agradeço aos colegas da APEE, e aos pais que se deram como voluntários, porque sem a sua ajuda nada do que foi feito seria possível.

Obrigado a todos, esperando que para o próximo ano lectivo se for necessário, se possa repetir a experiência.





O Presidente

_________________________________________

(Mª Isabel B. M. Castanheira)

Sem comentários:

Enviar um comentário