Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Semana da Saúde - À conversa com... Recolha de sangue

No âmbito da IV Semana da Saúde, que decorrerá de 21 a 25 de maio, realizar-se-ão duas atividades direcionadas para pais e encarregados de educação.
A atividade  “Vamos conversar com... Drª Teresa Mariano (Nutricionista) e Drª Cláudia Almeida ( Psicóloga da Lpcc) sobre alimentação, leituras de rótulos e estratégias motivacionais” decorrerá no dia 22/05, às 18h, no auditório da Escola Dr Manuel Fernandes. Junto envio o cartaz promocional da atividade.
No dia 24/05 o Instituto Português do Sangue e Transplantação estará na Escola Dr Manuel Fernandes entre as 14 e as 17.30 horas para efetuar recolha de sangue e inscrição para potenciais dadores de medula.

CONFAP - 1º Congresso

A APEE esteve representada no primeiro Congresso da CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais), realizado em Gaia, nos dias 12 e 13 de maio.

Este Congresso reúne-se a cada 2 anos.  Nesta primeira edição, em Vila Nova de Gaia, lançou-se uma nova abordagem no debate nacional sobre os problemas e constrangimentos do sistema atual de educação na perspetiva dos pais e educadores, olhando para o futuro e para o sistema que, acreditamos, poderá cumprir melhor o seu papel … cumprir uma “Escola amiga da Criança”.

Representada pelos membros Susana Martins e Mónica Vieira, a nossa associação marcou presença nos trabalhos do Congresso da CONFAP.

 
Foi uma experiência tão gratificante como cansativa, onde se partilharam ideias, experiências, se votaram moções e se trocaram muitos contactos com a finalidade de termos uma escola sempre melhor e evoluirmos sem deixarmos para trás valores que consideramos fundamentais.




"Educar para o Direito" vai voltar




O projeto “Educar para o Direito” esteve na ESMF

No passado dia 24 de abril, a Escola Secundária Doutor Manuel Fernandes recebeu a Drª Paula Varandas, acompanhada pela Drª Andreia Ferreira, que veio falar a alunos, pais e professores sobre o projeto “Educar para o Direito”, certificado pelo "Fórum Justiça Independente.
Com o objetivo de esclarecer sobre as prováveis consequências das erradas condutas face à Lei, por parte dos jovens, e como a comunidade poderá agir contrariando tais problemas, a Drª Paula Varandas, advogada e colonista no Correio da Manhã, deu duas palestras. A primeira direcionada aos jovens e mais tarde a pais, educadores, professores e entidades que trabalham com esta temática.
A Drª Paula Varandas apresentou casos reais, situações atuais, que não acontecem só aos outros, de uma forma descontraída e que prendeu a atenção de todos os presentes.
Devido à importância e ao sucesso desta atividade, já ficou prometida uma outra visita dentro em breve.